terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Clube do Filme



Depois de algum tempo finalmente terminei de ler "O clube do Filme" de David Gilmour.
Em uma breve sinopse, o livro conta a história real de Gilmour e de seu filho Jesse.
Na época em que Jesse com 16 anos era um estudante indisciplinado, que colecionava reprovações na escola, seu pai, preocupado com o futuro escolar do filho e descrente da metodologia de ensino, decide realizar uma proposta inovadora. Jesse poderia largar a escola dês de que assistisse a 3 filmes por semana propostos pelo seu Pai.

Nestes parâmetros, pode-se dizer que essa questão da modificação da metodologia educacional, coloca em cheque todos os princípios básicos da teoria de ensino quanto a produção de conhecimento.Mas a questão é, até que ponto a cultura dos filmes poderia substituir o ensino padrão?
Gilmour para a minha decepção se preocupou no livro muito mais em narrar os romances do seu filho do que levantar para o leitor esta questão da relação entre educação/filmes.
Contudo, o livro traz informações interessantíssimas sobre os clássicos do cinema, tais como curiosidades, analises de cenas e contexto histórico. Mas como eu já afirmei, achei que essas análises ficaram em segundo plano possuindo pouco enfoque diante das desilusões amorosas de jesse.

Pelo bem, pelo mal, se você gosta de clássicos, é curioso e quer possuir uma lista de excelentes filmes para procurar depois na locadora, como eu venho fazendo, acredito que deve ler O clube do Filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário